Judas Tadeu

É do lado esquerdo da Igreja Matriz de Urussanga que está localizada a pequena e bela capela dedicada a São Judas Tadeu. O traço arquitetônico lembra o estilo alpino, e está situada bem no coração do bairro Brasília.
O terreno foi doado por Quintino Peraro em 1967, e as paredes construídas e pintadas pelos próprios moradores. Em pouco tempo, a torre foi erguida e o sino colocado. A imagem de São Judas Tadeu foi uma doação de Minervina Bez Batti Simões em cumprimento a uma promessa. Ao lado da capela está o Centro Comunitário onde são realizadas reuniões, comemorações particulares, encontro de mães e da comunidade, além das festas de São Judas Tadeu em outubro e São José em março.

O bairro Brasília nasceu na década de 60, de um programa do Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Seguro Social com a construção de casas populares. Hoje possui 171 famílias, sendo a maioria católica. Conta com seis capelas da Mãe Peregrina, Apostolado da Oração com 18 associados. Também possui a Pastoral do Dízimo. Devido a sua proximidade com a Matriz, as crianças e adolescentes participam da catequese ali. Existem dois grupos de famílias que realizam os encontros com aproximadamente 15 famílias. Além disso, a comunidade é muito bem representada em Urussanga e região, pelo Grupo de Cantores São Judas Tadeu, que apresenta um belo repertório de cânticos litúrgicos.

Interior da igreja

A capela na  década de 70

A capela na
década de 70

Pintura que representa o martírio de São Judas Tadeu. O quadro está localizado na parede posterior do altar

Pintura que representa o
martírio de São Judas Tadeu.
O quadro está localizado na
parede posterior do altar

Bairro Brasília