Nossa Senhora das Graças

A história desta comunidade começa com um fato curioso. Em 1958, a Mina De Brida, responsável pela mineração de carvão na região, encerrou suas atividades e a capela que ficava na vila da mineração acabou sendo abandonada, já que os seus moradores migraram para outros lugares em busca de trabalho. Nesse período, alguns moradores de Rio Salto foram até o pároco, Padre Agenor Neves Marques, e pediram a transferência da capela para sua localidade. Foi por este motivo que Rio Salto acolheu a imagem de Nossa Senhora das Graças como sua padroeira.

Hoje foi feita a bênção e inauguração da nova capelinha de Nossa Senhora das Graças de Rio Salto. A permissão para construção tão próxima da Capela de Rio América, baseia-se na necessidade de mudar a capela da Mina de Brida, localidade em completo abandono”.
Livro Tombo, n. 2, p. 135, de 24 ago.1958.

Em 1959 foi edificada a primeira igreja, em madeira, construída pelos próprios moradores, sobre um terreno doado ali mesmo no centro da comunidade. No ano de 1972 foi iniciada a construção de uma nova igreja, em alvenaria, inaugurada dois anos depois. Em 1996 ocorreu uma ampliação no local de oração com a construção da torre e instalação de um sino. Ao lado encontra-se o Centro Comunitário construído com recursos da própria comunidade e que, constantemente, passa por reformas e ampliações.

Hoje, a comunidade possui 171 famílias, sendo 149 católicas. Além da catequese, a comunidade possui quatro Grupos de Família, 168 membros do Apostolado da Oração, seis capelinhas da Mãe Peregrina, Ministros Extraordinários da Eucaristia, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral do Dízimo e Legião de Maria. A administração está a cargo da Comissão para Assuntos Econômicos e Pastorais.

Nossa Senhora das Graças

Atual igreja construída