Nossa Senhora do Consolo

Nossa Senhora do Consolo

A primeira imagem de Nossa Senhora do Consolo chegou à comunidade de Ribeirão da Areia em 1887, doada por Judite Montini. Nossa Senhora do Consolo era invocada pelos imigrantes italianos como a “Consolata”, a consoladora dos aflitos. Naquela época, a imagem foi colocada em um tronco de árvore ao lado de uma ponte, e foi lá que começou a receber os primeiros fiéis. Por volta de 1923 foi construído um capitel e, em 1956, iniciou-se a construção do segundo local de oração. Somente no ano de 1974 é que foi construída a primeira capela dedicada à padroeira da localidade. Em 2006 a comunidade, bem mais numerosa, une-se e constrói uma igreja maior, para melhor acolher os fiéis.

Em 1980, uma nova imagem foi doada para a comunidade em cumprimento de uma promessa por uma graça recebida. Desta vez foi São Cristóvão. A partir desta data, a comunidade também passou a realizar a tradicional festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, com queima de fogos, procissão motorizada e bênção das chaves.
A localidade de Ribeirão da Areia é composta por 72 famílias católicas e cinco de outros credos. A comunidade possui quatro Equipes de Liturgia, dois Grupos de Famílias, três Ministras

NOSSA SENHORA DO CONSOLO

Na Ladainha de Nossa Senhora encontramos este título mariano: Consoladora dos Aflitos. Ele evidencia o carinho e a presença de Maria na vida daqueles que passam por tribulações, dificuldades e aflições. A Mãe do céu nunca desampara os seus filhos, sobretudo aqueles que estão em momentos de provação e angústia.
A origem deste culto à Nossa Senhora remonta à antiguidade, quando Mônica, a mãe de Agostinho, implora suplicante à Mãe da Consolação pela conversão de seu filho e obtém, depois, a graça de vê-lo convertido ao cristianismo e fervoroso discípulo de Jesus.

Nossa Senhora do Consolo ou a “Consolata” foi muito invocada pelos imigrantes que chegaram ao Brasil no final do século XIX, trazendo a imagem consigo e recorrendo com fervor à mãe que nunca desampara os seus filhos. Ela é considerada padroeira do lar, promovendo a harmonia no seio das famílias e a conversão dos filhos desviados.

Ribeirão da Areia Nossa Senhora do Consolo

Informações:

Local

Ribeirão da Areia

Telefone

(48) 8848.0211

Compartilhar

Vídeos Postados

Conecte-se conosco