Nossa Senhora do Parto

A comunidade do bairro De Villa começou a ser formada em meados de 1885. Naquele ano, a família De Villa instalou-se na região e, imbuídos pelo espírito empreendedor abriram uma próspera casa comercial, agrupando em sua volta outras famílias de colonos italianos. Esse agrupamento permaneceu pequeno até a década de 70 quando mais famílias foram se instalando e a comunidade pôde se organizar.

A primeira celebração eucarística aconteceu em 02 de maio de 1971 numa missa campal realizada em um terreno doado por Dosolina De Bona Porton Zaccaron Talamini. Neste mesmo dia foi escolhida a padroeira por aclamação. Como a maioria dos que ali se encontravam eram mulheres, a maioria decidiu por Nossa Senhora do Parto. A primeira imagem foi doada por Luiza Costa Piovesan e, nesse mesmo ano, a comunidade iniciou a construção da primeira igreja.
Com o aumento do número de fiéis, percebeu-se a necessidade de melhorar o espaço físico da igreja. Demoliu-se a primeira edificação e, em seguida, foi construída no mesmo local a atual, em 1994. Com um estilo diferenciado, o templo tem capacidade para mais de uma centena de fiéis, sem muitos detalhes arquitetônicos, mas com o espaço litúrgico bem trabalhado.

Atualmente, a comunidade possui aproximadamente 250 famílias católicas. Conta com cinco Ministros Extraor-dinários da Eucaristia, Pastoral do Dízimo, dez Grupos de Família, 54 membros do Apostolado da Oração, Legião de Maria com oito membros ativos, Grupo de Cantores, Apostolado da Mãe Peregrina com nove capelinhas visitando as famílias mensalmente, coroinhas e cinco catequistas. A administração da comunidade fica a cargo do Conselho de Pastoral.

NOSSA SENHORA DO PARTO

Nossa Senhora, em todos os tempos, sempre foi muito invocada na hora do parto. As mulheres grávidas recorrem à Mãe do Céu nesta hora difícil, pois o parto sempre foi um ponto de interrogação e um grande risco na vida da mulher, principalmente no tempo em que a medicina não possuía as condições atuais de proteger a mãe e a criança. Muitos homens também a invocam para que suas esposas sejam bem sucedidas na hora crítica de dar à luz. Nossa Senhora do Parto é a grande protetora das mulheres grávidas e daquelas que estão para dar à luz, das crianças que estão sendo geradas no ventre de suas mães, daqueles que trabalham nas maternidades e de todos aqueles que defendem a vida a todo

NOSSA SENHORA DO PARTO

Bairro de Villa