Sagrado Coração de Jesus

A história de fé de Armazém começou há mais de 130 anos. Com a mata virgem e apenas o que trouxeram na bagagem, os imigrantes recém-chegados começaram a construir suas casas de madeira bruta e cobertas de palha. Acredita-se que assim também foi o primeiro local onde rezavam. Os imigrantes trouxeram de sua terra natal a devoção à Nossa Senhora do Rosário, que se tornou a primeira padroeira de Armazém. Construíram então uma imagem talhada em madeira com o Menino Jesus no colo.

Por volta da década de 20, os moradores edificaram uma igreja construída em pedra bruta e barro, com paredes de um metro de espessura. Ali passou a ser o local sagrado para as famílias. Todo primeiro domingo de cada mês, procissões eram realizadas, saindo da igreja até um pequeno capitel de Santo Antônio que ficava a uns 200 metros de distância.
Pelo cumprimento de uma promessa, a comunidade recebeu a doação da imagem do Sagrado Coração de Jesus vinda da Argentina e considerada uma das maiores e mais bonitas da região, fruto da doação de Rômulo Sandrini. A partir de então, o Sagrado Coração de Jesus passou a ser o padroeiro da comunidade de Armazém e a imagem de Nossa Senhora do Rosário foi doada ao museu do Seminário de Orleans.
A nova igreja de Armazém começou a ser construída em 1957. Toda a comunidade se empenhou e trabalhou unida para a realização da obra, inaugurada em outubro de 1962. Em estilo românico, a edificação apresenta amplo espaço, duas sacristias, nave central, altar-mor e coro.

Hoje, a comunidade conta com 70 famílias, todas católicas. Uma tradição que resistiu ao tempo foi a Via-Sacra que, ainda hoje, durante toda sexta-feira da quaresma, é realizada na igreja e a comunidade participa com muita fé. A comunidade também conta com vários serviços de pastoral: a Pastoral Catequética, que teve seu início antes de 1930, o Apostolado da Oração, que iniciou por volta de 1950 e tem 50 associados, além de quatro Grupos de Família, Grupo de Cantores, Ministras Extraordinárias da Eucaristia e três capelinhas da Mãe Peregrina que passam todos os meses nas residências das famílias. A administração está a cargo da Comissão para Assuntos Econômicos e Pastorais.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Edificação da atual igreja iniciada
em 1957 e procissão de domingo
realizada na comunidade