Sagrado Coração de Jesus

Em 1910 chegaram os primeiros moradores na comunidade de Santana, porém, a data oficial de fundação com registro em cartório é de 07 de fevereiro de 1931. O grande impulso para o desenvolvimento da vila se deu em 1942, quando a Mineração Geral do Brasil iniciou a exploração do carvão. A fé caminhava e marcava presença forte entre os moradores que fundaram o Apostolado da Oração na localidade. Eles adquiriram uma imagem e colocaram na capela de Santana Colônia, pois era lá que se reuniam para as celebrações.

Em 1949 foi inaugurado o oratório do Sagrado Coração de Jesus.

É feita a bênção do chão do futuro oratório do Sagrado Coração de Jesus, na mineração de
Sant'Ana. Compareceu grande número de operários interessados em fundar ali uma pequena capela para o povo ter onde rezar aos domingos e dias santos. Inicia-se hoje a organização do Apostolado da Oração de Sant'Ana, sendo escolhidos os primeiros zeladores e zeladoras. A bela imagem do Sagrado Coração de Jesus de Montrartre fica em casa particular para devoção dos fiéis até terminar o oratório.
Livro Tombo, n. 2, p. 22, de 20 fev. 1949.

Em 1957 iniciou-se a construção da atual igreja para atender às necessidades da vila que tinha crescido muito com o avanço da mineração. Ela foi inaugurada em 1963, por Dom Anselmo Pietrulla, bispo diocesano de Tubarão. Esta edificação segue rigoroso padrão estético, com arquitetura marcadamente românica. Possui no seu interior um conservado acervo religioso, dentre eles o coro, em madeira, e o sino, acomodado na torre frontal.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Os Santos Padres muitas vezes falaram do Coração de Cristo como símbolo de seu amor, tomando-o da Escritura: "Beberemos da água que brotaria de seu Coração.... quando saiu sangue e água" (cfe Jo 7,37; 19,35). A devoção ao Sagrado Coração de Jesus teve um grande impulso na Igreja, depois das aparições à francesa Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690). Em 1673, irmã Margarida, recolhida em oração diante do Santíssimo Sacramento, teve o singular privilégio da primeira manifestação visível de Jesus, que se repetiria por outros dois anos, toda primeira sexta-feira do mês.

Em 1675, Jesus manifestou-se a ela com o peito aberto e apontando com o dedo seu Coração, exclamou: "Eis o Coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor. E em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles". A devoção ao Sagrado Coração de Jesus foi introduzida na paróquia de Urussanga pelo Padre Bernardo Freise, quando em 1895 realizou a fundação do Apostolado da Oração.

Sagrado Coração de Jesus

Interior da Igreja de Santana com vista do altar e dos fundos

Igreja em construção na década de 60

Santana