Santa Ana

A comunidade de Santaninha foi formada pelas famílias Sartor, Zanellato, Zandonadi, Gastaldon e Mariot, com a chegada dos primeiros imigrantes. Antes de povoarem a localidade, eles passaram por Rio América, Rio Salto, Rio Maior e Rio Carvão. Construíram suas casas e foram fazendo suas plantações. Uma das residências, de 1886, ainda continua intacta.
Já a primeira igreja da comunidade foi erguida alguns anos depois, em 1898. Edificada em madeira, recebeu Santa Ana como sua padroeira. A imagem foi trazida por Giuseppe Sartor, pessoa muito religiosa e que se dedicou como capelão durante muitos anos.

A primeira imagem de Santa Ana era pequena e, tempos depois, com o crescimento da comunidade, uma de tamanho maior foi adquirida. Essa nova imagem substituiu a anterior que foi doada para a comunidade de Rio Queimado, município de Lauro Müller onde permanece até hoje.

Em 1940, a comunidade iniciou a construção de uma nova igreja feita com tijolos fabricados artesanalmente pelos próprios moradores, nas terras da família de Gregório Gastaldon e Defende Mariot. Esses tijolos eram transportados de carro de boi até a construção que tinha como pedreiro José Frassetto. A igreja ficou pronta oito anos depois, no dia 12 de dezembro, desde a torre até a sacristia, toda rebocada e pintada.
Nesse mesmo ano, 1948, a comunidade comemorava as bodas de ouro da igreja, sendo que os moradores mais velhos levaram o andor contendo a imagem de Santa Ana até aquele local. A nona Canória também esteve presente. Foi ela quem rezou pela primeira vez o terço na capela há 50 anos.

A igreja de Santaninha é uma das mais antigas da paróquia. Atualmente, a comunidade conta com 48 famílias, apenas uma delas não é católica. Pastoralmente é animada pela Pastoral Catequética, Grupo de Família, Apostolado da Oração e Apostolado da Mãe Peregrina, com duas capelinhas. A administração da comunidade está a cargo da Comissão para Assuntos Econômicos e Pastorais.

ORAÇÃO À SANTA ANA

Senhora Sant'Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo. Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por Esposo. Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo.Formando Vós família tão santa, confiantes nós vos pedimos por esta nossa família.

Alcançai-nos a todos as graças de Deus: aos pais deste lar, que vivam na santidade do matrimônio e formem seus filhos segundo o Evangelho; aos filhos desta casa, que cresçam em sabedoria, graça e santidade e encontrem a vocação a que Deus os chamou.E a todos nós, pais e filhos, alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar à casa do Pai, onde vos possamos encontrar, para junto sermos eternamente felizes, no Cristo, pelo Espírito Santo.

Que assim seja. Amém!

Altar de Santa Ana