Santa Bárbara

Santa Bárbara

A localidade de Rio Deserto teve seu início em 1918, com a instalação da Carbonífera Rio Deserto para a extração do carvão mineral. Os moradores que formaram a nova vila se reuniam na escola da comunidade para rezar. Traziam consigo um pequeno ícone de Santa Bárbara, invocada como padroeira e protetora dos mineiros.

A primeira capela foi edificada em 1940 e Santa Bárbara foi escolhida como padroeira da comunidade. Construída em madeira, anos mais tarde foi substituída por uma maior, em alvenaria.

Nessa data, se ultima e festeja a restauração de Santa Bárbara em Rio Deserto. Foi feita mais uma sacristia, reformando o telhado, a pintura interna da Capela e a reforma dos altares. É inaugurado com 123 confissões o novo confessionário, oferecido pela irmandade de Nossa Senhora do Parto. E digno de registro o esforço e espírito de sacrifício do pequeno povo de Rio Deserto...”Livro Tombo, n° 2, p. 36, de 05 jun. 1949. 

Em quatro de dezembro de 1983, dia de Santa Bárbara, foi inaugurado aquele que até hoje é o templo católico da comunidade do Rio Deserto.

Acontece hoje a bênção e inauguração da nova capela de Santa Bárbara de Rio Deserto. Veio substituir a antiga capelinha de madeira demolida e aproveitada para ampliação do salão de festas. Embora muitos tenham sido os fiéis que ajudaram, convém registrar grande auxílio (oculto) por parte da Prefeitura Municipal, como também por parte da Companhia Carbonífera Urussanga...”  Livro Tombo, n. 5, p. 49, 19 dez. 1982

Com uma arquitetura simples, o templo traz em sua parte frontal o campanário e o sino, e, no seu interior, um espaço amplo, devidamente preparado para acolher grande número de fiéis.
Hoje a comunidade de Rio Deserto é composta por 20 famílias, todas católicas. Conta com a presença do Apostolado da Oração e seus 24 associados, Pastoral do Dízimo, Equipe de Liturgia e o Apostolado da Mãe Peregrina, além da Comissão para Assuntos Econômicos e Pastorais.

SANTA BÁRBARA

Primeira comunhão realizada na comunidade em 1947 pelo Pe. João Dominoni.

SANTA BÁRBARA





Informações:

Local

Rio Deserto

Compartilhar

Vídeos Postados

Conecte-se conosco