Santa Bárbara

A construção da igreja de Belvedere Baixo começou a ser planejada em 1989 pelos moradores da comunidade. O principal motivo da iniciativa era a distância da igreja de Belvedere que dificultava a participação das famílias nas celebrações. O terreno foi doado por Walmor Carniato e, aos poucos, com a realização de festas e promoções, arrecadaram-se fundos necessários para a construção da igreja.
No dia 28 de abril de 1991, aconteceu a primeira missa com a bênção da pedra fundamental, presidida pelo Pe. Daniel Sprícigo e animada pelo grupo de cantores “São Miguel”, de Belvedere. Por ser uma comunidade pequena e com poucos recursos, a construção da capela foi lenta. A igreja foi inaugurada no dia 25 de novembro de 1991.

A comunidade escolheu como padroeira Santa Bárbara, já que vários moradores eram mineiros e tinham por ela uma grande devoção. Após 15 anos de existência, a edificação passou pela primeira restauração, preservando suas características originais.

Atualmente, a comunidade conta com 23 famílias católicas, possui dois Ministros Extraordinários da Eucaristia, 35 associados no Apostolado da Oração, uma capelinha da Mãe Peregrina, Pastoral do Dízimo e equipe de liturgia. A administração é realizada pela Comissão de Assuntos Econômicos e Pastorais.

ORAÇÃO À SANTA BÁRBARA

Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Santa Bárbara, rogai por nós.

Interior  da igreja SANTA BÁRBARA

Interior