Santa Paulina

Esta comunidade encontra-se num bairro relativamente novo. Somente na década de 80 é que os primeiros moradores foram se estabelecendo na localidade. Em vista do futuro, a paróquia adquiriu um terreno para a construção de uma igreja que atendesse às necessidades dos habitantes do local. Depois de vários anos e inúmeras promoções para arrecadação de fundos, no ano de 2011 foi erguido um capitel. Santa Paulina, a primeira santa brasileira, foi escolhida como padroeira dessa localidade.

A comunidade possui atualmente 58 famílias e está vinculada diretamente à Matriz Nossa Senhora da Conceição, onde as crianças frequentam a catequese. Possui duas capelinhas da Mãe Peregrina que visitam as famílias, uma comissão de apoio e um Grupo de Família com 11 famílias participantes.

SANTA PAULINA

Amábile Lúcia Visintainer nasceu em Vígolo Vattaro (Província di Trento, Itália), em 16 de dezembro de 1865. Devido à grande crise econômica do Sul-Tirol, em 1875 veio com a família para o Brasil. No Estado de Santa Catarina, no atual município de Nova Trento, deram início à localidade de Vígolo, onde entre os 14 e 15 anos Amábile, com sua amiga Virgínia Rosa Nicolodi, começou a cuidar dos doentes, do catecismo e da limpeza da capela de São Jorge. Em 1890, junto com a amiga Virgínia, Amábile acolheu e cuidou de uma doente de câncer, dando início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

Na profissão religiosa, Amábile assumiu o nome de Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Guiou com simplicidade e sabedoria a Congregação, fundando escolas, hospitais, educandários e asilos. Em 1903, deixou Nova Trento para cuidar dos ex-escravos e seus descendentes órfãos na capital de São Paulo.Demonstrou obediência e humildade heróicas, em 1909, quando foi destituída do cargo de Superiora Geral e enviada a trabalhar com os doentes e idosos em Bragança Paulista, sem poder nunca mais ocupar cargo algum em sua Congregação. Viveu, portanto, 33 anos no escon-dimento como simples religiosa até sua morte, no dia 9 de julho de 1942.

Bairro Pirago