Santo Antônio

A saga desta comunidade inicia-se em 1900, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos que fixaram ali suas primeiras moradias. Logo em seguida, em 22 de fevereiro de 1918, já inauguravam a primeira capela, simples e singela. Em 1928, uma segunda igreja foi edificada, mais imponente e dilatada. Ainda em processo de expansão, no ano de 1956 iniciou-se a reforma do templo que resultou na construção da atual igreja.
Templo imponente, facilmente observado por quem se desloca pela rodovia que liga Urussanga a Orleans, traz elementos nobres, característicos dos edifícios sagrados que ultrapassam a marca dos tempos. Externamente bonito, internamente harmônico, devidamente ornado e devotamente preparado para o culto sacro.

A imagem de Santo Antônio é proveniente de Padova, na Itália, fruto da doação generosa de Antônio e Carlos de Lorenzi Cancelier, fiéis devotos de Santo Antônio.
Na mesma comunidade, não muito distante do templo, encontra-se uma gruta dedicada à Nossa Senhora de Lurdes, construída em 1935 e ampliada 29 anos depois. Todos os anos, numerosos devotos acorrem a este recanto para suas preces e agradecimentos.

Atualmente a comunidade conta com 150 famílias, sendo que 110 delas são católicas. Pastoralmente é animada pela catequese, Grupos de Família, Apostolado da Oração e seus 67 associados, três capelinhas da Mãe Peregrina, Associação de Santa Teresinha com suas 17 associadas e as Mães Apostólicas com 40 participantes. A administração da comunidade é realizada pela Comissão para Assuntos Econômicos e Pastorais.

SANTO ANTÔNIO

Interior da igreja

SANTO ANTÔNIO

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes na Varginha, localizada na comunidade de Palmeira do Meio