São Donato

As primeiras famílias de colonizadores italianos que chegaram à comunidade de São Donato, no início do ano de 1900, já tinham consigo a imagem do seu santo padroeiro. Construíram, então, uma pequena capela que se tornou o local do culto e da devoção ao Santo. Edificada em madeira, precisou ser substituída por outra maior, em meados de 1941. Novamente, agora no ano de 1981, recebeu nova edificação, sendo esta a atual igreja de São Donato.
De característica simples, sem muitos detalhes arquitetônicos, resplandece o perfil dos fiéis desta comunidade que, na sua simplicidade, sabem muito bem acolher seus irmãos na fé.

Hoje, a comunidade possui 18 famílias, todas católicas, sendo administrada pela Comissão de Assuntos Econômicos e Pastorais. Conta com uma capelinha da Mãe Peregrina, um Grupo de Família, Pastoral do Dízimo e Apostolado da Oração.

SÃO DONATO

Donato, filho de nobres cristãos, nasceu na Irlanda nos últimos anos do século VIII. Iniciou os estudos religiosos e, devido ao rápido e bom progresso, desejou aperfeiçoar-se. Mais tarde, abandonou a família e a pátria, seguindo em peregrinação por várias regiões até chegar em Roma, onde se tornou sacerdote em 816. Na volta para a Irlanda, parou na cidade de Fiesole, quando o clero e a população procuravam eleger um novo bispo.

Movidos pela divina inspiração, decidiram escolher aquele desconhecido peregrino. A tradição conta que, quando Donato entrou na igreja, os sinos tocaram e os círios acenderam-se, sem que alguém tivesse contribuído para isso. No início, relutou em aceitar, mas depois se dobrou ao desejo de todos. Era o ano 829. Existem muitos registros sobre o seu governo pastoral em Fiesole, que durou cerca de quarenta anos. Morreu em 877, na mesma cidade. Suas relíquias foram sepultadas na antiga catedral, onde ficaram até o final de 1017, quando foram transferidas para a nova catedral, em uma capela a ele dedicada. A Igreja declarou-o santo e celebra-o no dia 7 de agosto.

SÃO DONATO

São Donato