São Francisco

A história de amor e fé do Bairro Bel Recanto inicia por volta de 1980, quando o loteamento passa a receber seus primeiros moradores. Desta forma, inicia-se também a organização da vida social e religiosa da comunidade. O primeiro espaço para a construção da igreja foi obtido no dia quatro de outubro deste mesmo ano. No entanto, ele precisou ser substituído por outro, mais acima do loteamento. Em razão dessa data, foi sugerido que São Francisco de Assis fosse declarado como padroeiro, já que o fato ocorreu exatamente no dia em que é celebrada a memória do santo protetor dos animais. A primeira imagem de São Francisco doada à comunidade precisou ser guardada na Igreja Matriz de Urussanga até que fosse construída a primeira capela.

Foi no ano de 1985 que o templo católico do bairro Bel Recanto foi inaugurado e a imagem do padroeiro, enfim, alocada na sua igreja, para a alegria e veneração de seus moradores.
A comunidade do bairro Bel Recanto conta hoje com 125 famílias, sendo 95 católicas. Possui Ministros Extraordinários da Eucaristia, quatro capelinhas da Mãe Peregrina, a Pastoral do Dízimo e Pastoral Catequética. Para a administração a comunidade conta com a Comissão de Assuntos Econômicos e Pastorais.

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Francisco Bernardone nasceu em Assis, na Itália, em 1182. Nasceu em berço de ouro, pois a família tinha posses suficientes para que levasse uma vida sem preocupações. Não seguiu a profissão do pai, embora este o desejasse. Alegre, jovial, simpático, era mais chegado às festas, ostentando um ar de príncipe que encantava. Francisco logo percebeu não ser aquela a vida que almejava. Chegou a lutar numa guerra, mas o coração o chamava à religião. Um dia, despojou-se de todos os bens, até das roupas que usava no momento, entregando-as ao pai revoltado. Passou a dedicar-se aos doentes e aos pobres. Tinha vinte e cinco anos e seu gesto marcou o cristianismo. Foi considerado pelo papa Pio XI o maior imitador de Cristo em sua época.
A partir daí viveu na mais completa miséria, arregimentando cada vez mais seguidores. Fundou a Primeira Ordem, os conhecidos frades franciscanos, em 1209, fixando residência com seus jovens companheiros numa casa pobre e abandonada. Pregava a humildade total e absoluta e o amor aos animais e à natureza. Certa vez, ele rezava no monte Alverne com tanta fé que em seu corpo manifestaram-se as chagas de Cristo. Achando-se indigno, escondeu sempre as marcas sagradas, que só foram descobertas após a sua morte. Morreu em 4 de outubro de 1226, com quarenta e quatro anos. Dois anos depois, o papa Gregório IX o canonizou. Assim, nada mais adequado ter ele sido escolhido como o padroeiro do meio ambiente e da ecologia. Sua festa é celebrada no dia 4 de outubro.

SÃO FRANCISCO

Bairro Bel Recanto