São Valentim

São Valentim

Os primeiros moradores da comunidade de São Valentim chegaram ao local por volta do ano de 1880. A primeira capela, edificada em madeira, foi construída em 1888, pelos moradores Abramo Romagna e Giácomo Longo. Atrás da capela ficava o cemitério.

A primeira imagem de São Valentim e o sino vieram da Itália, fruto da doação do senhor Abramo Romagna. Com o tempo foi-se percebendo a necessidade de substituir o velho templo. A nova capela, agora em alvenaria, o salão de festas e o novo cemitério foram inaugurados no dia 13 de fevereiro de 1983. Uma edificação simples, mas de grande valor. Todo o complexo está sobre o cume da montanha, dando ao lugar um ar campestre e bucólico.
Hoje, a comunidade de São Valentim é composta por 16 famílias católicas e três de outros credos. Sua atividade pastoral é animada pela presença do Apostolado da Mãe Peregrina, Pastoral Catequética, Apostolado da Oração, Pastoral Litúrgica, Pastoral do Dízimo. Para colaborar na administração a comunidade conta com a Comissão para Assuntos Econômicos e Pastorais.

Nesta comunidade também se encontra um capitel em honra ao Bom Jesus de Iguape, homenageado com uma festa, todos os anos, no mês de agosto.

ORAÇÃO A SÃO VALETIM

Ó Jesus Cristo, Salvador nosso, que viestes ao mundo para o bem das almas dos homens, mas que fizestes tantos milagres para dar saúde ao corpo, que curastes cegos, surdos, mudos e paralíticos; que curastes o menino que sofria de ataques e caía na água e no fogo; que libertastes aquele que se escondia entre os túmulos do cemitério; que expulsastes os maus espíritos dos possessos que espumavam; peço-vos, por intermédio de São Valentim, a quem destes o poder de curar os que sofrem de desmaios e ataques, livrai-nos da epilepsia. São Valentim, peço-vos especialmente que restituais a saúde a (nome do doente). Fortalecei-lhe a fé e a confiança. Dai-lhe coragem, ânimo e alegria nesta vida, para que possa render-vos graças a vós, São Valentim e adorar a Cristo, o divino médico do corpo e da alma. São Valentim, rogai por nós.

SÃO VALENTIM

Valentim viveu em Roma no III século e martirizado no ano 268. Era um sacerdote romano e amigo do imperador Cláudio, o gótico. Quando aprisionado foi interrogado pelo próprio imperador que teria se dirigido aos presentes nestes termos: “Escutem a sábia doutrina deste homem!” Mas foi mandado ao suplício, pois havia convertido o prefeito e toda a sua família. Em nossa região, é invocado sobretudo por aqueles que sofrem de epilepsia, carregando a “chave de São Valentim” e confiando na sua proteção. Sua festa é celebrada aos 14 de fevereiro.

São Valentim

São Valentim

Informações:

Local

São Valentim

Telefone

(48) 9921.7405

Compartilhar

Vídeos Postados

Conecte-se conosco