Lectio Divina - 18 de fevereiro de 2015

Quarta-Feira de Cinzas

18 de fevereiro de 2015

1ª Leitura: Joel 2,12-18 – “Rasgai o coração e não as vossas vestes”

Salmo Responsorial 50 (51): Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

2ª Leitura: 2Cor 5,20-6,2: “Reconciliai-vos com Deus, é agora o momento favorável”.

Evangelho: Mc 6,1-6.16.18: “teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

Meus irmãos e minhas irmãs em Cristo! Hoje, Quarta-feira de Cinzas, dia de jejum e abstinência de carne, iniciamos na Igreja o tempo litúrgico da Quaresma, um tempo especial de conversão do coração para celebrarmos logo mais, a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo e Nele a certeza da nossa ressurreição.

A Palavra de Deus que chega aos nossos ouvidos neste dia, inaugurando uma caminhada diferente em nossas vidas nos próximos 40 dias nos fala, pelo menos, de três coisas importantes:

1. Deus, nosso Senhor, quer estar no centro de nossas vidas. Ele é bom, paciente e cheio de misericórdia, e quer habitar em nossos corações. Nosso Senhor não sabe fazer outra coisa senão amar, perdoar, ser justo e abençoar. Por que Ele ama de forma a exclusiva o seu povo, conforme a profecia de Joel, ele espera que o ser humano volte a Ele o seu coração. Ele quer ser Deus em nossas vidas. Ele conhece nossos pecados, nossas fragilidades e, por isso, vem ao nosso encontro, nos pedindo, em Jesus Cristo: “Convertei-vos e crede no evangelho”.

Você que é batizado, é católico, participa da vida pastoral de nossa Igreja, o que você precisa converter? A mente? As palavras que saem da sua boca? Teus olhos?

Mais do que gestos externos, o profeta Joel nos diz que Deus quer a conversão do nosso coração.

Coração cheio de Deus vê, ouve, fala coisas boas. Coração humano cheio de si mesmo, vive insatisfeito, insaciado, desconfiado, nas aparências do que dita as culturas e modismos atuais.

2. No Evangelho Jesus nos faz entender que a vaidade exagerada leva à hipocrisia. Uma pessoa hipócrita é aquela que “pratica a justiça somente na frente dos homens; dá esmola pra ser vista; louva e reza atraindo atenção para si”. Há neste evangelho dois tipos de comportamentos que também nós encontramos na vida de nossas comunidades: aqueles que fazem as coisas de Deus com intenções falsas seguindo o próprio ego e aqueles que fazem as coisas de Deus por querem ser todo de Deus.

Tiremos nossas máscaras para que o Espírito de Deus nos faça criaturas novas!

3. Paulo nos lembra que todos nós estamos expostos as tentações e somos muito vulneráveis a deixar a graça de Deus passar. Agora é o tempo favorável. Agora é o momento da salvação. Agora é o momento de rasgar o coração para viver a alegria do Evangelho.

Reze esta palavra que está chegando até você e inicie esta Quaresma tendo a coragem de fazer algumas renúncias bem práticas.

Que o Espírito de Deus nos conduza à verdadeira vida!

Um forte abraço e bom início de retiro!