Mês de Novembro

O mês de novembro nos traz dois temas muito importantes para a nossa reflexão: a santidade, a morte e a vida.

Celebrando o dia de Todos os Santos, a Igreja quer nos lembrar do grande chamado que recebemos no dia de nosso batismo. Todos somos chamados à santidade, a acolher o mistério de Deus que nos oferece o Santo Espírito para que em nós Ele produza muitos frutos de salvação para o crescimento do Reino. A santidade é o caminho original e a perspectiva final para cada cristão que acolhe com sinceridade o seu batismo. Chamados à santidade no Espírito, explicitamos esta dinâmica espiritual em nossa vida através de atitudes condizentes com a nossa realidade de filhos de Deus: fé, esperança, caridade, bondade, paciência, piedade, longanimidade, solidariedade e tantas outras atitudes-virtudes que exprimem em nós a força e o primado do Espírito.

Celebrando o dia de Finados somos chamados a refletir sobre o sentido da nossa vida diante da morte, já que nos lembramos dos nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida. A nossa oração por eles nasce do nosso compromisso de amor para com aqueles que fizeram parte de nossa vida e da nossa fé na comunhão dos santos. Mas, para nós os vivos, este dia nos oferece grandes questionamentos sobre o sentido do nosso viver e do nosso agir. É o dia para refletirmos sobre o valor de eternidade que damos às nossas ações e aos nossos projetos. Que nunca nos esqueçamos que tudo tem uma valência ou pendência para a nossa eternidade; que prestamos contas a Deus do tempo que Ele nos dá neste mundo; que seremos julgados e receberemos aquilo que nossa vida e nossas ações mereceram. Sejamos inteligentes, prudentes e sensatos orientando a vida para a eternidade!